Antidepressivos naturais

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De acordo com a Associação Americana de Psicologia, a depressão é a desordem mental mais comum. Estima-se que afete 350 milhões de pessoas, o que corresponderá a 5% da população.*1

«Some 15 million Americans a year struggle with depression, an illness that comes in many forms—from major depression and seasonal affective disorder, to dysthymia and bipolar disorder. Depression is an illness that increasingly afflicts people worldwide, interfering with concentration, motivation and many other aspects of everyday functioning. It is a complex disorder, involving many systems of the body, including the immune system, either as cause or effect. It disrupts sleep, and it interferes with appetite, in some cases causing weight loss, in others weight gain. Because of its complexity, a full understanding of depression has been elusive.»*2

As causas estão relacionadas com fatores genéticos (40%), familiares, ambientais e psicológicos, questões hormonais, química do cérebro, não esquecendo que determinados tipos de depressão se relacionam com o parto (depressão pós-parto), com a doença bipolar, com o uso de medicamentos ou drogas, experiências fortes e traumáticas ou com problemas de saúde crónicos.

Os sintomas e sinais de alarme mais comuns serão:

*Tristeza, sensação de vazio e/ou ansiedade
*Pessimismo e falta de esperança
*Sentimento de culpa e de falta de valor
*Irritabilidade
*Perda de interesse nas atividades e contextos de vida
*Fadiga e falta de energia
*Discurso lento
*Dificuldades de concentração e falta de memória
*Dificuldade em parar ou sentar-se tranquilo/a
*Insónias ou sono excessivo
*Alterações no apetite e no peso (geralmente falta de apetite e perda de peso)
*Pensamentos negativos e/ou sobre suicídio
*Dores e mal estar (geralmente dores de cabeça e problemas digestivos)
*Dificuldade na tomada de decisões
*Angústia; mágoa e sentimento de revolta
*Desmotivação geral
*Diminuição do desejo sexual
*Dores musculares

Ainda que todos saibamos de forma generalista identificar sintomas depressivos em nós ou nos outros, poucos saberão que os fármacos antidepressivos não serão a unica forma de tratar esta perturbação.

Exploremos alternativas:

*Ervas medicinais: cidreira, camomila, aveia, alecrim, lavanda e erva de S. João (esta última é a mais famosa e talvez mais eficaz mas nunca deve ser tomada no caso de tomar outros medicamentos)
*Consumir cardamomo, noz-moscada, açafrão e sementes de linhaça
*Acupunctura
*Massagens terapêuticas
*Terapia cognitivo-comportamental (mudança de pensamentos e comportamentos)
*Psicoterapia
*Meditação (acalma a mente)
*Arte (ver e criar)
*Riso
*Socializar (combate à tendência de isolamento)
*Interagir com pessoas positivas que nos fazem sentir bem e cortar o contacto com pessoas que nos criticam incitando emoções negativas
*Comer maçãs
*Acordar cedo
*Retirar substâncias que potenciam este estado emocional (álcool, tabaco, açucar refinado, drogas, gorduras, cafeína, alimentos processados e com químicos…)
*Incluir vitamina D, aminoácidos, ácido fólico, iodo, ferro, magnésio, omega 3, ácidos graxos, selénio, vitaminas do complexo B e zinco na nossa alimentação (ou suplementos)

*Exercício físico
*Jardinagem
*Voluntariado (ajuda comunitária e/ou humanitária)
*Apanhar sol
*Contacto com a natureza
*Yoga
*Escrever

*Reiki
*Aromoterapia
*Remédios homeopáticos
*Contacto com água (natação; surf, body board, banhos no mar simples, banhos de chuveiro ou de imersão, lavar a louça, o som de uma cascata ou de um rio, o som e o cheiro do mar)
*Usar roupas com cores claras e alegres, em especial o amarelo
*Consumir chocolate, tão puro quanto possível
*Vegetais de folhas verdes
*Andar a pé para apanhar mais ar fresco e sol
*Viajar e passear, ver coisas novas
*Sair da rotina
*Procurar e ver beleza
*Fazer um curso novo de qualquer coisa (música; costura; surf; fotografia; pintura)

*Fazer amigos novos
*Brincar com crianças
*Redecorar a casa
*Ouvir música, tocar instrumentos musicais, cantar
*Dançar
*Cozinhar (comida saudável) – estimula a criatividade; permite fazer alquimia pela alimentação; aquece o “coração”

*Abraçar árvores e pessoas
(a lista continua…. e continua… e continua…)

A lista nunca mais acabaria e nada disto está comprovado cientificamente. Ou quase nada.
Ainda assim, todas elas fazem bem e não têm químicos. Vale a pena alterar hábitos e ver para crer!

“Most change starts with the simple process of something outside of us altering something inside of us. If you begin the inward journey and start to change your inner world of thoughts and feelings, it should create an improved state of well-being. If you keep repeating the process in meditation, then in time, epigenetic changes should begin to alter your outer presentation—and you become your own placebo.”
Joe Dispenza, You Are the Placebo: Making Your Mind Matter

Boas práticas!

Práticas de yoga em Leiria e Lisboa (margem sul – posturas da deusa):https://www.facebook.com/Eutimia-442658409088995/
Passeios fotográficos: https://www.facebook.com/shootandwalking/
Expedições fotográficas: https://www.facebook.com/phototravel22/
Formações em fotografia: https://www.facebook.com/fotografarte.net/
Cursos de Pintura, em Leiria: http://atelierleiria.wixsite.com/atelier-artes-leiria
Cursos de cozinha macrobiótica: https://macroexotic.com/culinaria/cursos-culinaria/

Links consultados:
http://www.healthline.com/health/depression/facts-statistics-infographic#2
https://www.psychologytoday.com/basics/depression
http://despertarcoletivo.com/10-alternativas-comprovadas-no-tratamento-da-depressao/

Ilustração: Manel Cruz
Fotografia: Rute Violante
Yoga: Liliana Santos

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