Desintoxicação do fígado

DSC_1242 detox liver

A desintoxicação do fígado pode passar por uma nutrição adequada e por remédios caseiros. Todavia, pouco se fala da desintoxicação ao nível dos pensamentos e das emoções.
Na medicina tradicional chinesa o funcionamento dos orgãos está diretamente ligado às emoções, logo, por esse prisma pouco nos valerá a “limpeza” de um orgão se as emoções correspondentes persistirem na sua contaminação.
Os olhos têm correspondência directa com o fígado logo é comum que alguém com desequilíbrio no fígado tenha questões nos olhos (vista turva, conjuntivite, comichão nos olhos, coloração na parte branca do olho, etc…).

No caso específico do fígado estamos perante um ciclo vicioso… se o fígado não funciona corretamente isso causa-nos raiva e irritabilidade e estas emoções (ao fazerem o nosso corpo produzir toxinas) terão uma influência negativa no funcionamento do fígado.
Será importante referir que o fígado é também o orgão mais intimamente ligado ao stress que afeta a população dos Países (ditos) desenvolvidos de forma generalizada.

Sintomas de desequilíbrio no fígado:

«Fadiga
«Irritabilidade
«Mudanças de humor
«náuseas
«Tendências depressivas
«Acessos de “fúria”
«Problemas no sistema digestivo
«Problemas de pele (e sua tonalidade geral)
«Incapacidade de relaxar
«Questões nas unhas
«Síndrome pré-menstrual com efeitos exacerbados
etc …

(Nota: Os sintomas referidos poderão ter outra origem)

Quando equilibrado, o fígado permite-nos sentir coisas bonitas como compaixão, benevolência, generosidade e bondade.

Assim, para que uma desintoxicação do fígado seja eficaz, será fundamental que façamos uma identificação dos pensamentos que estão na base das emoções corrosivas.

Anger (raiva – emoção mais associada ao fígado) = Call to act (chamada para a ação)

Até pode ser positivo que tenhamos emoções reativas, o que será prejudicial será a acumulação, a repressão. A raiva não deve permanecer no fígado, deve ser expulsa.
O fígado acumula emoções reprimidas tais como o ressentimento ou a frustração (às vezes durante demasiados anos) e será necessário agir, no sentido de falar sobre o problema, de libertar, de perdoar, de transmutar o pensamento e/ou o sentimento em relação a uma situação que nos magoou/magoa. Por vezes, isso passa pela tomada de consciência do ponto de origem e da sua respetiva cura. Não se deve é invariavelmente varrer para debaixo do tapete.

Um programa de desintoxicação do fígado terá efeitos aparentemente contraditórios na fase inicial, todavia, também isso será normal. À medida que o nosso corpo começar a libertar toxicidade, teremos reações intestinais, dores de cabeça, picos de cansaço e instabilidade emocional com algumas (re)ações inesperadas. O nosso corpo tenta resistir à libertação de pensamentos e crenças profundamente enraizadas e será importante que sejamos firmes em relação à desintoxicação mental e emocional.

“When the liver qi is deficient, fear will occur; when excess, one will become angry”
Yong Ping Jiang

Ora sendo o fígado um orgão regulador e transmissor de energia Qi, certamente que não será positivo quando o nosso trabalha de forma ineficiente. Se o fígado por si tem como função a desintoxicação, então, a sua desintoxicação será fundamental.
Será crucial referir que o fígado forma parelha com a vesícula e que o funcionamento de um afeta o outro (yang/yin), já que nesta relação um representa o planificador e o outro o implementador. Assim, se os nossos planos de vida não estiverem a fluir (em pensamento ou em ação), os bloqueios manifestar-se-ão no corpo nestes dois orgãos.

A época do ano mais adequada à desintoxicação do fígado é a Primavera, a estação dos recomeços e do florescimento. Esta desintoxicação poderá passar por uma nutrição saudável que inclua por exemplo brócolos, espinafres, quinoa e beterraba, assim como alimentos crus de folha verde.
O chá verde também é recomendado para a limpeza do fígado e há inúmeras receitas de batidos detox para o fígado em livros, revistas, sites e blogs ligados à saúde e bem estar (escolham bem as fontes).
Na base, deveremos evitar alimentos processados, gorduras, álcool, café e tabaco.

E para começar, fica uma receita básica que já experimentámos deste lado:

Sumo detox para o fígado:

Beterraba (1/4 de uma beterraba média)
1/2 cenoura
1/2 maçã
Sumo de limão

Fotografia por: Rute Violante / Sant’Yoga

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s